Publicado em 23 de outubro de 2018 às 18:30

Você sabe a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado?

IP Dedicado x IP Compartilhado

Os termos podem estar ligados a servidores ou ao usuário final, podendo este ser uma empresa ou residência. Esta aplicação pode ter diferentes interpretações.

Na utilização em servidores ou serviços

Uma aplicação na internet consome alguns recursos, entre eles CPU, Memória, banda e o próprio endereço IP. Se a aplicação possui muitos acessos irá, obviamente, utilizar mais recursos, em alguns casos devido ao alto consumo é necessário colocá-la em um ambiente separado apenas para ela, se ela estiver em um ambiente com outras aplicações dizemos que ela está em um ambiente compartilhado ou servidor compartilhado, mas se estiver em um servidor exclusivo para sua execução diremos que ela está em um servidor dedicado; Quando em um ambiente dedicado a aplicação precisa de um IP exclusivo para que os usuários possam acessá-la, quando em um ambiente compartilhado o IP é dividido pelas aplicações, mas nem sempre uma aplicação estará em um servidor dedicado para operar com um IP dedicado, há casos onde desejamos que um serviço opere em um mesmo servidor onde um recurso já esteja ocupando o IP, então podemos adicionar mais um IP a este servidor para que essa aplicação possa ter sua comunicação.

Para o usuário que irá acessar esse serviço, a aplicação estar em um servidor dedicado ou utilizando um IP dedicado pode significar uma melhor experiência de uso ou até mesmo acessar ou não o serviço.

Na utilização em empresas e residências (usuário final)

Quando falamos do link entregue ao cliente, possuir um IP dedicado fixo ou dinâmico pode significar não compartilhar recursos com outros clientes, ter acesso a portas para configuração de acessos remotos como DVRs, TS, Banco de Dados, aplicações WEB do cliente entre outros.

Já quando o cliente está em regime de uso de IP compartilhado ou CGNAT ele divide esse recurso de IP com outros clientes, cada provedor implementa seus próprios limite, podemos haver um alto ou baixo compartilhamento, quanto menor a quantidade de clientes utilizando um mesmo IP menores são os riscos de problemas, mas uma característica será marcante, o cliente não poderá acessar um DVR ou outro serviço que esteja no local onde há essa modalidade de entrega, pois o IP de acesso à rede mundial não está em seu equipamento, mas em um equipamento dentro da operadora, aqui entra outra diferença, IPs compartilhados costumam ter um caminho a mais do que os IPs dedicados, exatamente pela necessidade de passar por esse equipamento da operadora, que assim com um servidor, pode congestionar.

Precisamos entender que há outras diferenças entre links Dedicados e compartilhados que muitas vezes são confundidos com a terminologia de IP, até por estarem diretamente ligados. Num link dedicado o caminho entre o cliente e o provedor será direto ou haverá mecanismos que garantam que esse tráfego seja entregue, neste caso há uma separação na capacidade do equipamento de atendimento dedicada a este cliente; Outro fator de diferenciação é o tempo médio de atendimento e resolução, que no caso de links dedicados são priorizados e podem ter resolução indiferente da hora em que ocorreu o evento.

Para os casos de links compartilhados, será garantido que 80% (Resolução 574/2011 – Anatel) da banda contratada esteja disponível; além do tempo de resolução ser maior, por estar acordado em contrato que esse tempo de parada pode ser maior.

Vale salientar que em um link dedicado sempre haverá um IP dedicado ao cliente. Se analisados as características deste tipo de link se verá que é um conjunto que garante que o cliente terá o acesso mais direto e sem interferências possível, havendo menos problemas e uma melhor experiência.

Essas diferenças fazem com que um link compartilhado seja mais barato que um dedicado, exatamente por ter menos garantias e recursos dedicados.

Conte com a gente, entre em contato que veremos como podemos ajudar, temos certeza que a sua empresa merece uma operadora dedicada em buscar soluções inovadoras para o seu negócio.

Faça seu cadastro sem compromisso: http://cadastro.ensite.com.br/


Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 16:25

Lexus produz filme escrito por inteligência artificial

O sistema de Inteligência Artificial da IBM, Watson, criou o primeiro roteiro comercial para o lançamento europeu do Lexus ES. De acordo com um dos envolvidos no processo, praticamente todas as linhas do texto vieram com referências explicando o motivo de a inteligência artificial ter tomado certas decisões. Ela indicou, por exemplo, que o criador […]

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 16:02

A IA pode acelerar a economia do Brasil

A Inteligência Artificial está melhorando nossa qualidade de vida e nos ajudando a resolver problemas que, até então, pareciam insolúveis. Está mais fácil fazer transações bancárias em seu smartphone e economizar tempo no trânsito por meio de apps como Google e Waze se tornou comum. Empresas coletam seus dados e com IA, tornam seu relacionamento […]

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 15:32

Machine learning: a tecnologia quebrando barreiras para o varejo

O aprendizado automático das máquinas está aprimorando vendas no varejo Interatividade, problemas sendo resolvidos em tempo real, relacionamento com o cliente e redução de custos são alguns exemplos do que os chatbots, usando recursos de inteligência artificial, podem fazer para o negócio. Conforme os estudos avançam nessa aplicabilidade, já podemos ver bons resultados com esses […]

ESTÁ INTERESSADO EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais
Técnico de T.I.Consumidor

CONTRATOS

Araçatuba: (18) 3637-0502
Birigui: (18) 3638-1000
Lins: (14) 3525-0100
Penápolis: (18) 3650-0100
S. J. do Rio Preto: (17) 3520-0100
São Paulo: (11) 3181-6060