Facebook YouTube Linkedin
Publicado em 03 de abril de 2019 às 17:18

Sistemas Inteligentes aplicados para otimização de robôs

A visão computacional é um ramo da automação que permite a percepção da visão de máquina e desenvolve métodos para a criação de sistemas que obtêm informações das imagens. O objetivo desta ciência é tomar decisões úteis sobre objetos físicos e cenas reais, baseadas em imagens adquiridas.

A tecnologia de visão computacional pode ser dividida em seis etapas: aquisição de imagem, pré-processamento, extração de características, segmentação, técnicas de redução de ruído e processamento de alto nível.

Nessa parte, serão abordadas as três primeiras etapas.

1ª etapa – Aquisição de Imagem

A aquisição de imagens é o primeiro passo da visão computacional, que realiza a captura de imagens por meio de um dispositivo ou sensor e transforma informações visuais em informações digitais.

A imagem digitalizada deve ser mais consistente possível com cerca de imagem real, e ao mesmo tempo apropriado para o processamento a seguir. Para realizar essa tarefa, dois elementos são indispensáveis: um dispositivo físico que é sensível a uma quantidade física e produz uma saída de sinal elétrico proporcional a um nível de energia percebido; e um conversor analógico para digital, capaz de converter a saída elétrica do sensor para a forma digital.

Alguns dispositivos utilizados para obter imagens são: câmeras de vídeo, scanners, satélites, tomógrafos médicos, sensores de raios X, análise de espectro de cores e sensor térmico. Esses hardwares oferecem propriedades distintas, como resolução espacial, velocidade de operação, precisão e custo. A escolha do sensor deve ser feita de acordo com a informação desejada e sob quais condições a imagem será obtida.

2ª etapa – Pré-Processamento

Após a aquisição da imagem, a segunda etapa computacional a ser executada é o pré-processamento. Esse procedimento é responsável por preparar a imagem para que as próximas etapas possam manipular os elementos contidos.

Os dados convertidos pelo sensor, na maioria dos casos, possui muito ruído e distorção. Os dados convertidos são analisados para realizar a correção geométrica de distorção, calibração radiométrica e remoção de ruído da imagem obtida. Esses problemas são causados por distorção da lente, iluminação inadequada ou insuficiente e sensor de capturas inadequado ou de baixa qualidade.

3ª etapa – Extração da Característica

O primeiro estágio para detecção de algum objeto é a extração de características contida em uma imagem. Durante a extração de recursos é desconsiderada a informação redundante, diminuindo a quantidade de dados a serem analisados. As características são escolhidas de acordo com o conjunto a ser analisado.

Os métodos mais utilizados durante esse processamento são detecção de bordas, pontos, cores, histograma, formas e movimento.

Por Alexandre Baratela Lugli

https://olhardigital.com.br/colunistas/alexandre_baratela_lugli/post/sistemas_inteligentes_aplicados_para_otimizacao_de_robos/83624


Publicado em 21 de maio de 2019 às 13:33

Dinheiro virtual, burocracia e autorregulação no Brasil

Culturalmente, no Brasil, buscamos regular o máximo que podemos, sendo um dos países mais ativos na edição de novas leis taxativas, ao regular todas as variáveis conhecidas. Contudo, essa cultura tem se mostrado burocrática, em vista da constante evolução, e ganha contornos ainda mais fortes quando envolve aspectos tecnológicos. Para ilustrar os desafios, destacamos a […]

Publicado em 20 de maio de 2019 às 16:10

Brasileiros na mira de ataques bancários

O Brasil é o país mais atacado pelo trojan bancário Banload, que infecta o computador ou smartphone por meio de uma campanha de phishing disfarçada em downloads de episódios de seriados ou softwares. Segundo a ESET, 82,9% das infecções do Banload acontecem no Brasil. Quando o acesso legítimo é feito ao banco, o criminoso passa a ter […]

Publicado em 13 de maio de 2019 às 17:45

YouTubers viram alvo de hackers

Cibercriminosos estão repassando uma campanha de phishing para infectar donos de canais no YouTube, roubando dados e o controle da conta. Os alvos são YouTubers que contam com mais de 1 mil inscritos. De acordo com os YouTubers afetados, as notificações falsas chegaram aos seus e-mails públicos, e não aos endereços vinculados ao YouTube Phishing é […]

ESTÁ INTERESSADO
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais