Facebook YouTube Linkedin
Publicado em 03 de abril de 2019 às 17:18

Sistemas Inteligentes aplicados para otimização de robôs

A visão computacional é um ramo da automação que permite a percepção da visão de máquina e desenvolve métodos para a criação de sistemas que obtêm informações das imagens. O objetivo desta ciência é tomar decisões úteis sobre objetos físicos e cenas reais, baseadas em imagens adquiridas.

A tecnologia de visão computacional pode ser dividida em seis etapas: aquisição de imagem, pré-processamento, extração de características, segmentação, técnicas de redução de ruído e processamento de alto nível.

Nessa parte, serão abordadas as três primeiras etapas.

1ª etapa – Aquisição de Imagem

A aquisição de imagens é o primeiro passo da visão computacional, que realiza a captura de imagens por meio de um dispositivo ou sensor e transforma informações visuais em informações digitais.

A imagem digitalizada deve ser mais consistente possível com cerca de imagem real, e ao mesmo tempo apropriado para o processamento a seguir. Para realizar essa tarefa, dois elementos são indispensáveis: um dispositivo físico que é sensível a uma quantidade física e produz uma saída de sinal elétrico proporcional a um nível de energia percebido; e um conversor analógico para digital, capaz de converter a saída elétrica do sensor para a forma digital.

Alguns dispositivos utilizados para obter imagens são: câmeras de vídeo, scanners, satélites, tomógrafos médicos, sensores de raios X, análise de espectro de cores e sensor térmico. Esses hardwares oferecem propriedades distintas, como resolução espacial, velocidade de operação, precisão e custo. A escolha do sensor deve ser feita de acordo com a informação desejada e sob quais condições a imagem será obtida.

2ª etapa – Pré-Processamento

Após a aquisição da imagem, a segunda etapa computacional a ser executada é o pré-processamento. Esse procedimento é responsável por preparar a imagem para que as próximas etapas possam manipular os elementos contidos.

Os dados convertidos pelo sensor, na maioria dos casos, possui muito ruído e distorção. Os dados convertidos são analisados para realizar a correção geométrica de distorção, calibração radiométrica e remoção de ruído da imagem obtida. Esses problemas são causados por distorção da lente, iluminação inadequada ou insuficiente e sensor de capturas inadequado ou de baixa qualidade.

3ª etapa – Extração da Característica

O primeiro estágio para detecção de algum objeto é a extração de características contida em uma imagem. Durante a extração de recursos é desconsiderada a informação redundante, diminuindo a quantidade de dados a serem analisados. As características são escolhidas de acordo com o conjunto a ser analisado.

Os métodos mais utilizados durante esse processamento são detecção de bordas, pontos, cores, histograma, formas e movimento.

Por Alexandre Baratela Lugli

https://olhardigital.com.br/colunistas/alexandre_baratela_lugli/post/sistemas_inteligentes_aplicados_para_otimizacao_de_robos/83624


Publicado em 03 de julho de 2019 às 10:30

Dropshipping: vale a pena para o seu ecommerce?

Entender o que é dropshipping é o ponto de partida para e-commerces que querem saber se essa é uma boa alternativa de venda. É preciso analisar a fundo os aspectos desse conceito para de fato ter certeza de que sua utilização é benéfica para o negócio. No Google Trends, é possível observar que o interesse […]

Publicado em 26 de junho de 2019 às 17:40

Vírus em celular?

O trabalho remoto está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Segundo pesquisa, 69% dos profissionais de médias e grandes companhias trabalham fora da empresa ao menos 25% do tempo. Além dos tradicionais notebooks, a maioria usa smartphones para acessar dados corporativos e isso pode ser perigoso se as empresas não criarem políticas de […]

Publicado em 26 de junho de 2019 às 17:03

Conheça as cidades inteligentes

Nove em cada dez brasileiros viverão em áreas urbanas em 2030, segundo projeções da Organização das Nações Unidas. Hoje, essa proporção já está na casa dos 85%, de acordo com o censo do IBGE. Essa concentração populacional traz um enorme desafio para os gestores e apreensão para as pessoas diante dos problemas que acarreta. A […]

ESTÁ INTERESSADO
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais