Publicado em 18 de agosto de 2017 às 16:56

Receita Federal alerta sobre golpe de extorsão pela internet

A Receita Federal divulgou recentemente um alerta à população sobre o número crescente de registros do “golpe do amor” ou “golpe Don Juan”. Nesta modalidade de extorsão, mulheres são induzidas a fazer depósitos em troca de bens e benefícios supostamente retidos em aeroportos. A quantidade de denúncias de vítimas aumentou na alfândega do órgão em Guarulhos (SP).

Conforme divulgado pela Agência Brasil, a Receita informou que os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais se passando por estrangeiros com boas condições financeiras. Depois de se envolverem emocionalmente com as vítimas, fazem declarações apaixonadas e prometem enviar bens diversos do exterior por via postal ou através de viajantes.

Posteriormente, solicitam que as vítimas depositem quantias em dinheiro para que possam resgatar bens supostamente retidos pela Receita nos aeroportos. Segundo o órgão federal, vítimas declararam terem sido pedidas em casamento pelos criminosos, que prometiam o envio de acessórios, celulares e até mesmo anéis de “noivado”. Contudo, eles alegavam que as mercadorias estariam retidas na alfândega e só seriam liberadas após o pagamento de taxas e outros valores.

Em nota, a Receita informou que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente e que todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão são recolhidos por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).