Facebook YouTube Linkedin
Publicado em 24 de junho de 2019 às 11:06

O valor jurídico de uma PSI no monitoramento de dispositivos

A Política de Segurança da Informação (PSI) é um documento interno que, baseado na ISO 27001, estabelece diretrizes para o uso adequado dos recursos tecnológicos e a proteção dos ativos de informação de uma empresa. Essa política deve abranger todas as áreas da corporação e ser do conhecimento de todos os colaboradores.

A ampla divulgação de uma PSI deve compor o calendário de atividades de toda empresa que esteja inserida no contexto da sociedade digital. Dar notoriedade a esta política, realizando divulgações por e-mails, portal de intranet, mensagem em telas de logon, palestras de conscientização, entre outras formas, consolidam um alicerce forte que dá suporte às empresas que realizam o monitoramento de seus equipamentos, sistemas e serviços de rede fornecidos aos colaboradores para o exercício de suas atividades laborais.

É sabido que esse monitoramento pode ser realizado pelo empregador por ser ele responsável pelos atos de seus empregados (art. 932, III, CC). Desse modo, é sensata a fiscalização dos recursos computacionais de uma empresa. Além disso, conforme entendimento jurisdicional (TST – AIRR 613/2000), não existe expectativa de privacidade para os colaboradores em dispositivos e ferramentas disponibilizadas para o exercício de sua função. Somado a estes fatores, uma Política de Segurança da Informação, formalmente divulgada, reforça a segurança jurídica das empresas para realização do monitoramento de seus dispositivos informáticos.

Reforço: Toda empresa possui o direito de monitorar os recursos tecnológicos de sua propriedade que foram concedidos aos colaboradores para o exercício exclusivo de suas atividades profissionais.

Mas, atenção!

A atividade de monitoramento não deve ser realizada de modo displicente ou sem fato motivador, nem muito menos para atender aos interesses pessoais de quem a realiza. A título de exemplo, cito que, apesar de uma área de TI possuir acesso a todas as mailboxes dos colaboradores, não é razoável que exista alguém nessa área que acesse o conteúdo dessas caixas de e-mail sem motivo aparente. Ou que, sem fato motivador, um supervisor passe a monitorar de forma recorrente as conversas do Skype for Business de um subordinado, pois nesse último caso, dependendo do contexto, poderá haver a caracterização de um assédio moral.

No contexto do monitoramento de recursos tecnológicos, a PSI é um acordo entre empresa e colaboradores. Por meio dela, a empresa informa ao colaborador como os recursos devem ser utilizados e que, caso seja necessário, eles poderão ser monitorados/auditados. Já o colaborador demonstra ciência do conteúdo dessa PSI. Se todos, empregado e empregador, andarem de acordo com o “combinado”, nenhum mal há de ocorrer.


Publicado em 03 de julho de 2019 às 10:30

Dropshipping: vale a pena para o seu ecommerce?

Entender o que é dropshipping é o ponto de partida para e-commerces que querem saber se essa é uma boa alternativa de venda. É preciso analisar a fundo os aspectos desse conceito para de fato ter certeza de que sua utilização é benéfica para o negócio. No Google Trends, é possível observar que o interesse […]

Publicado em 26 de junho de 2019 às 17:40

Vírus em celular?

O trabalho remoto está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Segundo pesquisa, 69% dos profissionais de médias e grandes companhias trabalham fora da empresa ao menos 25% do tempo. Além dos tradicionais notebooks, a maioria usa smartphones para acessar dados corporativos e isso pode ser perigoso se as empresas não criarem políticas de […]

Publicado em 26 de junho de 2019 às 17:03

Conheça as cidades inteligentes

Nove em cada dez brasileiros viverão em áreas urbanas em 2030, segundo projeções da Organização das Nações Unidas. Hoje, essa proporção já está na casa dos 85%, de acordo com o censo do IBGE. Essa concentração populacional traz um enorme desafio para os gestores e apreensão para as pessoas diante dos problemas que acarreta. A […]

ESTÁ INTERESSADO
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais