EnsTech Facebook YouTube Linkedin
Publicado em 08 de novembro de 2019 às 17:53

Google Chrome pode avisar se alguma senha sua não é mais segura

O Google lançou a versão 78 do navegador Chrome e, entre as novidades, o programa agora pode verificar as senhas digitadas na web e informar o usuário caso alguma delas já tenha aparecido em vazamentos de dados. Nesses casos, o navegador recomendará a troca da senha.

Um vazamento de dados ocorre quando um serviço on-line ou aplicativo é atacado por hackers ou deixa os dados de seus usuários expostos na web. Essas informações depois são comercializadas no submundo da rede e aproveitadas por hackers para a realização de ataques.

Senhas vazadas precisam ser trocadas, mas nem sempre é possível lembrar qual senha era usada em cada serviço que foi atacado. Em muitos casos, vazamentos de senhas nem identificam a origem dos dados. Com os alertas no navegador, o usuário é informado do problema assim que uma senha vulnerável for usada.

Alerta exibido pela extensão Check-up de senha: janela vermelha no canto da tela do navegador. — Foto: Reprodução
Alerta exibido pelo próprio navegador Chrome, respeitando a cor configurada no sistema operacional. A foto mostra a janela do tema escuro.  — Foto: Reprodução

O recurso foi inicialmente apresentado em uma extensão para o Chrome chamada “Check-up de senha“. Como o recurso no navegador ainda está em fase de testes, a extensão ainda é a maneira preferida para receber esses alertas. Ela pode ser baixada na loja oficial de extensões do Chrome.

Apesar de terem a mesma função, o alerta interno do navegador é diferente do alerta exibido pela extensão, que traz uma janela vermelha no canto da tela. O navegador, por sua vez, abre uma janela no centro da tela — e a cor respeitará o tema do sistema operacional (claro ou escuro).

Segundo o Google, a ferramenta consulta um banco de dados com mais de quatro bilhões de registros. Essa consulta é realizada de uma maneira que protege a privacidade do usuário e impede abusos — ou seja, um hacker não pode roubar as senhas que o Google reuniu para gerar esses alertas.

Caso as senhas sejam salvas e sincronizadas na conta Google, o Gerenciador de senhas do Google também pode informar se há alguma senha insegura em uso.

Como habilitar no navegador

Quem não quiser instalar a extensão Check-up de senha pode ativar o novo recurso, que foi adicionado ao Chrome 78. Basta seguir estes três passos:

  1. Abra uma nova aba no navegador;
  2. Cole o seguinte endereço: chrome://flags/#password-leak-detection
  3. Ao lado da opção Password Leak Detection, troque a opção para Enable

Se você não encontrar a opção, abra uma nova aba e acesse chrome://settings/help para certificar que a versão 78 já está instalada. Como esse é um recurso ainda em testes, a localização do ajuste pode ser modificada em versões futuras.

 Ativando o 'Password Leak Detection', Chrome avisará se suas senhas foram comprometidas. — Foto: Reprodução

Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2019/10/25/chrome-agora-pode-avisar-se-a-sua-senha-vazou-na-internet-saiba-como-ativar.ghtml


Publicado em 13 de novembro de 2019 às 18:31

Qual a melhor tecnologia de atendimento ao cliente?

Inteligência Artificial, chatbots e assistente virtual são algumas opções de tecnologia de atendimento ao cliente que sua empresa pode considerar. A era digital revolucionou a forma como um consumidor interage com as empresas, inclusive com a sua. E se você apoia o seu negócio em alguma tecnologia de atendimento ao cliente, é certo que já tenha […]

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 18:10

Nuvem e data center vão impulsionar inovação no Brasil

Empresas brasileiras vão acompanhar ritmo global e investir mais em nuvem e data center para garantir a inovação e transformação digital dos negócios. O mercado global de TI deve crescer 3,7% em 2020, e o Brasil vai acompanhar esta tendência de inovação. No próximo ano, o país terá um gasto total de US$ 64 bilhões […]

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 16:15

14 grandes avanços da tecnologia na última década

Com o passar dos anos, a tecnologia evolui e cientistas conseguem atingir feitos inéditos até então. Nos últimos 10 anos não foi diferente, por isso, listamos 14 avanços tecnológicos da última década que podem surpreender muita gente. 1. Duas pessoas curadas do HIV Em 2009, um homem infectado com o vírus do HIV recebeu um transplante de […]

ESTÁ INTERESSADO
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais