Facebook YouTube Linkedin
Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 13:31

Gerenciamento em nuvem reduz custos para empresas

Você já deve conhecer o armazenamento em nuvem e provavelmente usa essa tecnologia todos os dias no seu celular. Mas você sabia que essa solução é cada vez mais empregada para reduzir custos nas empresas?

Se você procurar otimizar investimentos e focar recursos gastos em estrutura na eficiência do negócio, é hora de saber tudo sobre a cloud: o que é, como ela beneficia um ambiente corporativo e como começar a planejar a sua migração. Vamos lá?

 

O que é armazenamento em nuvem

 

Ao contrário do modelo tradicional de armazenamento físico, aquele em que o dono dos arquivos é também dono da estrutura que os mantém (servidores, discos rígidos e mídias removíveis), no modelo de cloud esses dados são alocados externamente, por contratação.

A ideia é a mesma das nuvens pessoais como o iCloud e o Google Drive, que armazenam fotos e outros tipos de mídia do seu celular ou computador. Acesso em qualquer lugar sem correr o risco de perder informações.

A diferença é que, no modelo corporativo de cloud computing, o armazenamento em nuvem é feito por meio de um contrato de serviço que a provedora presta para a empresa. Além do básico para a manutenção e edição de informações em servidores terceirizados, essa parceira oferece soluções tecnológicas para disponibilidade, estrutura de acordo com a demanda e segurança na proteção e no manuseio de dados tão importantes para a empresa.

 

Vantagens do armazenamento em nuvem

 

O modelo de armazenamento de nuvem hoje é utilizado na grande maioria dos negócios pelo mundo e, cada vez mais, como solução primária na forma de lidar com bancos de dados e outras informações relevantes. Listamos os principais benefícios que a cloud traz para quem investe nessa tecnologia:

 

• Redução de custos

A busca primária em empresas que migram para a nuvem é a substituição de investimento em bens de capital (CAPEX) por bens de serviço (OPEX). Resumindo, é uma forma de liberar dinheiro parado em uma estrutura própria, que demanda manutenção e atualizações frequentes, por um contrato que garante sempre o que você precisa com a maior eficiência possível.

Portanto, a nuvem é responsável por reduzir custos nas empresas e, mais do que isso, transferir seu investimento para processos e soluções que realmente impactam no negócio. É como um fôlego extra para competir em mercados cada vez mais acirrados.

 

• Disponibilidade e mobilidade

Outra grande vantagem do armazenamento em nuvem vem do ganho em produtividade proporcionado. Quando sua empresa mantém dados guardados apenas localmente, ela está restringindo sua ação apenas ao escritório. Além disso, caso haja quedas de energia ou algum problema nos servidores, o trabalho pode ser interrompido totalmente.

Com dados na nuvem, funcionários podem acessar essas informações de onde estiverem, com a disponibilidade ininterrupta garantida por bons provedores. A empresa se torna flexível em seus horários e liberta de modelos antigos de produtividade.

 

• Segurança

Existem ainda algumas ideias equivocadas sobre a nuvem ser menos segura que o armazenamento local. A verdade é que os bons provedores de cloud possuem equipes especializadas na proteção de dados, além de investirem muito em atualizações e ferramentas de segurança.

 

Como utilizar o armazenamento em nuvem na empresa

 

• Escolha o provedor certo

Existem diversas opções e soluções para o armazenamento em nuvem no mercado, desde os serviços mais simples até estruturas completas de cloud computing, que envolvem armazenamento, suporte e recursos de computação virtualizados.

O ideal para otimizar seu investimento em tecnologia é entender exatamente o que o negócio precisa e encontrar o modelo de nuvem que se encaixa melhor.

 

• Escolha as ferramentas apropriadas

Além da estrutura que vai sustentar a cloud na sua empresa, é preciso ficar atento também nos softwares e sistemas que precisarão ser usados para acessar, visualizar e editar esses dados.

Geralmente o provedor de nuvem oferece no contrato as ferramentas mais adequadas para essa relação entre produtividade e armazenamento. Mas, no levantamento das necessidades específicas do negócio, pode surgir a necessidade de soluções especiais para potencializar a redução de custos e aumento na eficiência operacional.

 

Digitalize documentos físicos

Depois que a empresa estiver na nuvem, é hora de acabar de vez com os documentos físicos que ocupam espaço e atrasam a produtividade dos funcionários. Com um sistema seguro e confiável, torna-se viável a digitalização desses arquivos para que estejam sempre disponíveis a qualquer hora e de qualquer lugar.

Afinal, além de reduzir custos nas empresas com a flexibilização de investimentos, o armazenamento em nuvem é um catalisador de produtividade e otimização de processos, características que podem, no futuro, facilitar ainda mais a aposta em novos mercados, metodologias e aumentar a qualidade da entrega.


Publicado em 22 de agosto de 2019 às 11:47

Seis dicas para evitar ataques ao roteador da sua casa

De acordo com relatório da Avast, mais de 180 mil roteadores foram infectados com códigos maliciosos no Brasil, no primeiro semestre de 2019. Mais de 180 mil roteadores foram infectados com códigos maliciosos por conta de brechas de segurança apenas no primeiro semestre de 2019, no Brasil. De acordo com um levantamento da Avast, foram […]

Publicado em 12 de agosto de 2019 às 15:48

Como agem os hackers?

O ataque DDoS é um dos tipos de ameaça que se tornou famoso nos últimos meses justamente por ter sido o tipo de ataque mais executado pelo Anonymous para derrubar diversos sites pelo mundo. Mas, além dele, existem outros tipos que você vai conhecer abaixo: DDoS ATTACK Um Distributed Denial-of-Service ATTACK é uma maneira relativamente […]

Publicado em 02 de agosto de 2019 às 15:42

Deep web: existe uma internet “secreta”?

Passamos várias horas do dia conectados à internet, e achamos que, se não está no Google, não existe, certo? Errado. A internet é muito mais do que os buscadores, como o Google, o Bing e o Yahoo! conseguem mostrar. Na verdade, os resultados que são indexados por esses sites de pesquisa compreendem uma parte muito […]

ESTÁ INTERESSADO
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais