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Publicado em 03 de julho de 2019 às 10:30

Dropshipping: vale a pena para o seu ecommerce?

Entender o que é dropshipping é o ponto de partida para e-commerces que querem saber se essa é uma boa alternativa de venda. É preciso analisar a fundo os aspectos desse conceito para de fato ter certeza de que sua utilização é benéfica para o negócio.

No Google Trends, é possível observar que o interesse por esse modelo vem crescendo no Brasil:

 

A seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa para ficar de olho nessa oportunidade de negócio, assim, evitando erros graves que podem prejudicar seu empreendimento.

O que é dropshipping

Geralmente, o dropshipping é voltado para e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces. O processo consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.

Como resultado, não é preciso manipular ou ter acesso ao produto, você faz apenas o intermédio para venda. O lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra. 

Como funciona o dropshipping

Em geral, é um processo relativamente simples como mostra a imagem abaixo: 

Passo 1: um visitante chega à sua loja online e faz uma compra.

Passo 2: você recebe a ordem de venda e manualmente ou automaticamente passa essa informação para o seu parceiro dropshipping.

Passo 3: seu parceiro fica responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente ao seu cliente. 

Benefícios de usar dropshipping em seu negócio

Menos gastos: sem precisar investir em estoque de produtos, você pode começar um negócio dropshipping bem-sucedido com pouco dinheiro.

Poucas despesas fixas: já que você não tem que lidar com a compra e a gestão do catálogo e do estoque, os custos fixos são bastante baixos. Na verdade, pelo mundo afora, muitas empresas dropshipping bem-sucedidas operam a partir de um escritório em casa com um laptop, desembolsando menos de US$100 por mês. À medida que crescem, esses custos são suscetíveis a aumentar, mas continuam a ser baixos, em comparação com os de um negócio tradicional.

Flexibilidade: um negócio dropshipping permite operar praticamente de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet. Desde que você possa se comunicar com fornecedores e clientes, é possível operar e gerir o seu negócio facilmente.

Variedade de produtos: como você não precisa comprar com antecedência os itens para vender, é possível oferecer uma ampla variedade de produtos para os seus clientes, e ir aumentando o catálogo conforme for conveniente, desde que o seu fornecedor dropshipping tenha os itens em estoque.

Sem trabalho dobrado: com um negócio tradicional, se você recebe três vezes mais pedidos do que o normal, geralmente isso exige o triplo do trabalho. Tendo fornecedores dropshipping, a parte de processamento de encomendas será feita por eles, permitindo que seu negócio se expanda com menos gastos e menos trabalho, por isso será quase a mesma coisa se você vender 5 ou 500 produtos.

Todos esses benefícios fazem do dropshipping um modelo muito atraente para os empreendedores, mas, infelizmente, existem alguns poréns. Toda essa conveniência e flexibilidade tem um preço, como mostra o próximo tópico.

Desvantagens do dropshipping

Alta competição: um dos maiores desafios é você conseguir se destacar no meio da multidão, já que o dropshipping não permite ter variedades de produtos exclusivos. Você terá uma grande concorrência entre as pessoas que também usam esse meio para venda.

Margens baixas: outra grande desvantagem é a margem baixa, já que normalmente, com dropshipping, seu lucro será em torno de 20%. Isso por que, por mais que seja tentador vender os produtos à preços exorbitantes para obter o máximo de lucro possível – muitos empreendedores vão com sede ao pote e acabam não obtendo sucesso algum -, é preciso levar em consideração a alta concorrência. Ter margens baixas significa que você tem que vender um volume significativo para obter benefícios consideráveis.

Sincronização de catálogo: se você tem em estoque todos os produtos que vende, é relativamente fácil controlar quais itens estão disponíveis ou não. Mas, quando você está trabalhando com produtos de terceiros, embora existam maneiras de melhorar a sincronização do catálogo da sua loja com os seus fornecedores, essas soluções nem sempre funcionam perfeitamente, e os prestadores nem sempre possuem a tecnologia necessária. Por você estar confiando o catálogo a alguém, podem surgir ocasiões em que um pedido de envio é passado para o dropshipping, sendo que o produto já foi vendido. O efeito disso é muito grande, já que acaba refletindo no prazo de entrega e acarretando outros prejuízos. 

Passo a passo para garantir que o dropshipping funcione perfeitamente

Para se destacar da concorrência e garantir o sucesso com esse modelo de venda, é preciso seguir alguns passos indispensáveis. Confira:

1. Escolha os produtos para enviar via dropshipping

Depois de ter escolhido um parceiro dropshipping, confira os produtos oferecidos e veja se existe alguma novidade para oferecer aos seus clientes.
 

2. Experimente produtos de acordo com o calendário

Tente produtos que você sente que estão em alta no momento. Por exemplo, durante o verão, você pode experimentar vender roupas de banho na sua loja virtual, enquanto no inverno, pode tentar agasalhos e cachecóis. A vantagem é que você pode ousar e ser eclético, conforme as necessidades do negócio.
 

3. Pergunte aos seus clientes que visão eles têm da sua empresa

Depois de um tempo de operação, comunique-se com seus clientes e solicite um feedback. Pergunte a eles o que acham de um produto antes de lançá-lo. Tente fazer algumas perguntas relacionadas ao produto após uma compra também. Faça pesquisas por meio das redes sociais.

Uma vez que você escolheu um produto para experimentar e está tudo definido com o dropshipper de sua escolha, é hora de começar a vender. Depois de publicar os produtos em sua loja, foque em vender muito usando táticas de marketing bem elaboradas para se destacar.

Conclusão sobre o uso de dropshipping

Usar o dropshipping é o caminho para o sucesso instantâneo no e-commerce? Claro que não. Como qualquer loja online bem-sucedida, você deve investir tempo em um site que ofereça uma boa experiência, assim como em estratégias de marketing e atendimento ao cliente.

Mas, sim, usar o dropshipping é uma maneira fácil de vender sem ter que gastar com muitos processos.

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Fonte: https://www.mandae.com.br/blog/o-que-e-dropshipping-e-como-funciona/


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