Publicado em 28 de agosto de 2017 às 15:01

Adesão ao programa de formação de agentes digitais termina hoje

Termina hoje (28) o prazo para a adesão dos telecentros ao Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid), que visa formar profissionais capacitados para atender, ajudar e ensinar os cidadãos na utilização de computadores e no acesso à internet. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

De acordo com o ministério, o curso será ofertado na modalidade de ensino a distância, com 480 horas-aulas e duração de dez meses. Os candidatos aprovados no processo seletivo vão iniciar o curso em 2018. Eles serão monitores-bolsistas que dedicarão, diariamente, duas horas para a realização do curso e mais duas horas para auxiliar o telecentro em suas atividades.

Os monitores-bolsistas receberão, no período de duração do curso, uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 400 por mês. Na fase final do curso, eles irão desenvolver e implantar um projeto comunitário, com o apoio de um professor-orientador. Os telecentros interessados em aderir ao programa devem se inscrever pelo link http://sistema.mctic.gov.br/adesaopnaid/. Todos os requisitos exigidos podem ser consultados no edital http://sistema.mctic.gov.br/adesaopnaid/edital.pdf

Qualquer dúvida referente ao preenchimento do termo de adesão poderá ser sanada por meio dos telefones (61) 2027-5458, (61) 2027-5370, (61) 2027-6341, (61) 2027-5378, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou pelo e-mail: cofor@mctic.gov.br.