EnsTech Facebook YouTube Linkedin
Publicado em 09 de outubro de 2019 às 17:05

20 anos do Wi-Fi: relembre história da conexão no Brasil e no mundo

Conheça mais sobre o protocolo padrão da conectividade sem fio que se mantém em constante evolução

A Internet Wi-Fi virou um dos itens de maior destaque e uso na vida cotidiana. Completando 20 anos de criação em 2019, o principal padrão para conexões sem fio foi desenvolvido pelo Institute of Electrical and Eletronics Enginners (IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), e desde sua criação, evoluiu em performance e estabilidade, depois de diversos anos de constante aprimoramento de seus recursos. Se hoje as redes Wi-Fi estão em praticamente todos os lugares, a tecnologia que foi desenvolvida no final dos anos 90 demorou bastante para chegar ao mercado e se popularizar aqui no Brasil.

Também conhecida como IEEE 802.11, o padrão de Wi-Fi se tornou rapidamente uma alternativa mais confortável de se conectar à rede, pois permitiu a conexão sem fios de diversos dispositivos a uma mesma rede.

Como foi descoberta?

O início do desenvolvimento do Wi-Fi se deu em 1989, quando o FCC (Federal Communications Commission), que é o órgão norte-americano similar a Anatel, autorizou a utilização de três faixas de frequência no desenvolvimento do padrão. Em 1990 o Institute of Electrical and Eletronics Enginners (IEEE) criou um comitê que definiria o padrão para conectividade sem fios.

Após anos de desenvolvimento, os pesquisadores aprovaram o padrão 802.11, que no início dos testes, em 1997, atingia taxas de transmissão de no máximo 1 Mbps. Em 1999, os padrões IEEE 802.11a e IEEE 802.11b, que passaram a utilizar as frequências de 2,4 e 5 GHz, foram capazes de atuar com velocidades de transmissão de 11 Mbps no padrão 802.11b e 54 Mbps para 802.11a.

Como foi feita a transição da conexão cabeada para Wi-Fi?

Ainda em 2000 começaram a aparecer os primeiros espaços públicos que disponibilizavam conexão sem fio para os usuários. Esses pontos, chamados hotspots, permitiam o acesso à rede para o público que portava um dispositivo compatível.

Depois que uma grande rede norte-americana instalou hotspots em seus restaurantes, o padrão começou a se popularizar definitivamente, não só em pontos comerciais, mas também em locais públicos como bibliotecas e instituições de ensino. Além disso, o advento dos smartphones fez com que a conexão sem fio fosse se tornando cada vez mais presente nas casas dos usuários.

Hedy Lamarr, atriz e inventora, patenteou conceitos e invenções que deram origem ao Wi-Fi

Foto: Divulgação/MGM Hedy Lamarr, atriz e inventora, patenteou conceitos e invenções que deram origem ao Wi-Fi — Foto: Divulgação/MGM

Quando chegou ao Brasil?

O Wi-Fi chegou ao Brasil por volta de 10 anos depois de sua criação, no ano de 2008, quando equipamentos com sistema Android começaram a se popularizar no país. A partir daí, o usuário optou pelo uso de dispositivos móveis que possuíam a tecnologia. Com a conexão banda larga, os roteadores se tornaram um item indispensável para que o usuário pudesse se conectar ao Wi-Fi e usar Internet com muita velocidade.

Como foi a implementação no país?

Assim como no resto do mundo, o Wi-Fi se tornou mais popular no Brasil com a chegada dos smartphones. A internet móvel não era capaz de oferecer qualidade para que os usuários pudessem explorar seus novos telefones e isso impulsionou o público a procurar por roteadores para poder compartilhar sua conexão de casa.

A medida que as operadoras de telefonia começaram a disponibilizar modems com Wi-Fi em regime de comodato, o público brasileiro passou a ter ainda mais acesso a conexão sem fios.

Velocidades

Como mencionado anteriormente, em 1999 a conexão Wi-Fi era capaz de transmitir até 54 Mbit/s ou 6,44 MB/s. Em 2009, pouco depois de chegar ao Brasil, no padrão 802.11n a rede já era capaz de atingir até 150 Mbit/s ou 17.88 MB/s. Atualmente, a expectativa é que o novo padrão 802.11ax se popularize. O protocolo, que também é conhecido como Wi-Fi 6, deve trazer uma maior capacidade de transmissão para redes mesmo quando muito populosas, além de dobrar a velocidade máxima de transmissão dos 7 GB/s do 802.11ac para 14 GB/s com o novo padrão.

O que significa Wi-Fi?

A Wirelles Ethernet Compatibility Alliance (WECA), que foi o consórcio criado para definir os parâmetros que garantem a acessibilidade aos dispositivos de diferentes fabricantes, lançou o selo de Wirelles Fidelity (Wi-Fi), que era utilizado para definir a compatibilidade de equipamentos com a rede sem fio.

Mais tarde, o Wirelles Fidelity acabou emprestando seu nome para definir o que era uma conexão do padrão 802.11, fazendo então com que a tecnologia se popularizasse apenas com o nome de Wi-Fi.


Publicado em 13 de novembro de 2019 às 18:31

Qual a melhor tecnologia de atendimento ao cliente?

Inteligência Artificial, chatbots e assistente virtual são algumas opções de tecnologia de atendimento ao cliente que sua empresa pode considerar. A era digital revolucionou a forma como um consumidor interage com as empresas, inclusive com a sua. E se você apoia o seu negócio em alguma tecnologia de atendimento ao cliente, é certo que já tenha […]

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 18:10

Nuvem e data center vão impulsionar inovação no Brasil

Empresas brasileiras vão acompanhar ritmo global e investir mais em nuvem e data center para garantir a inovação e transformação digital dos negócios. O mercado global de TI deve crescer 3,7% em 2020, e o Brasil vai acompanhar esta tendência de inovação. No próximo ano, o país terá um gasto total de US$ 64 bilhões […]

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 16:15

14 grandes avanços da tecnologia na última década

Com o passar dos anos, a tecnologia evolui e cientistas conseguem atingir feitos inéditos até então. Nos últimos 10 anos não foi diferente, por isso, listamos 14 avanços tecnológicos da última década que podem surpreender muita gente. 1. Duas pessoas curadas do HIV Em 2009, um homem infectado com o vírus do HIV recebeu um transplante de […]

ESTÁ INTERESSADO
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Preencha o formulário para ser contactado por um de nossos profissionais